CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO

INTRODUÇÃO


A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.



TAREFAS

A leitura de contos de assombração e lendas urbanas se mostra numa atividade muito prazerosa e motivadora por despertar a criatividade, imaginação e o suspense, você irá iniciar uma pesquisa sobre as diversas lendas urbanas que circulam pela nossa sociedade, procure saber a diferença entre lendas e contos.
Ao término de sua pesquisa você deverá estar preparado para escolher um dos textos que mais lhe chamou atenção e daí é só prosseguir seguindo as orientações que estão no Processo.



PROCESSO

1 - Vocês deverão dividir-se em duplas para realizar as pesquisas, a produção e ilustração de um conto ou lenda urbana;

2 – Feito a ilustração vocês deverão agrupar-se de modo a formar grupos de seis componentes;

3 – A partir daí o grupo deverá discutir e escolher um texto para narrá-lo através do Audacity, antes de começar deverão realizar vasta pesquisa de sons que provavelmente deverão ser associados a narrativa do conto;

4 – Agora vamos montar os personagens do conto escolhido, o trabalho poderá ser feito com EVA ou papel cartão, utilizando como base um palito de sorvete;

5 – Monte um cenário do conto em uma caixa de sapato.

6 – Para finalizar vamos filmar a apresentação, teremos como produto final o livro virtual e um vídeo de fantoches com a representação do conto escolhido.



AVALIAÇÃO

Será avaliado no decorrer do projeto a participação, interesse, envolvimento e dedicação da turma. A cooperação do grupo também será avaliada.

A produção final (livro e vídeo) deverá ser auto avaliada.



CONCLUSÕES

Espera-se que através dessa webquest consigamos associar o trabalho desenvolvido na sala de leitura e na sala de aula convencional com o laboratório de informática educativa, despertando assim o interesse na leitura e na produção de textos narrativos.

Cuide muito bem de seu filho!

Cuide muito bem de seu filho!
Saiba sempre com quem ele anda.