domingo, 2 de setembro de 2012

O AMOR NA MITOLOGIA GREGA

O MITO DO AMOR
Os sentimentos contraditórios que vivenciam os apaixonados, ora ansiosos e insatisfeitos, ora se sentindo plenos e completos, são interpretados por uma narrativa mítica que explica o dilema de quem ama. Conta essa narrativa que havia uma deusa grega que se chamava Penúria, extremamente miserável, que vivia sedenta e faminta. Havendo uma grande festa dos deuses, Penúria não fora convidada, mas no final da festa, ela veio e comeu os restos, as migalhas que sobraram. Satisfeita, a deusa dormiu com o deus Poros, um astuto e engenhoso, dono de uma personalidade envolvente. Dessa relação sexual nasceu Eros, mais conhecido como Cupido. Eros herdou do pai e da mãe suas características mais evidentes, ora faminto e sedento, ora envolvente e astuto. Desde então toda pessoa que é acertada pela flecha de Eros passa  vivenciar os sentimentos contraditórios que ele herdou simultaneamente de Penúria e de Poros. O mito do amor tenta explicar o conflito dos sentimentos das apaixonadas.


Na mitologia Grega temos vários exemplos de amor, acesse o link abaixo sobre Orfeu e Eurídice e depois deixe registrado o que você achou dessa história, aproveite e pesquise outras histórias de amor na mitologia grega.


Roteiro de Atividade

1ª Etapa - Ler a história de Orfeu e Euridice;
2ª Etapa - Assistir o vídeo sobre a história;
3ª Etapa - Postar um comentário sobre a história e a pesquisa sobre outras história de amor na mitologia grega;
4ª Etapa - Fazer uma biografia sobre o cantor Cazuza;
5ª Etapa - Estudar a letra e  ouvir a música Exagerado;
6ª Etapa - Realizar a atividade sobre a música.

46 comentários:

Anônimo disse...

Tão bom homem não poderia ficar sozinho por tanto tempo; ele apaixonou-se por Eurídice, uma ninfa, e os dois se casaram. Porém, a ninfa era de tal beleza que mesmo depois de casada atraiu também os olhares de um apicultor (criador de abelhas). Eurídice recusou ao homem e pôs-se a fugir dele, que a perseguia, e durante tal fuga Eurídice acabou sendo picada por uma cobra, desse jeito, vindo a óbito. As ninfas companheiras de Eurídice fizeram com que toda a criação de abelhas do homem morressem, em vingança pela morte da amiga.

Orfeu e Eurídice, de Nicolas Poussin

Após a morte da amada, o filho do deus-sol encheu-se de amargura e tristeza; entoava melodias tão triste que os deuses choravam ao ouvi-las. E, apiedados, os deuses recomendaram ao deus que fosse ao Hades e tentasse convencer o Rei dos Mortos a devolvê-la.

nome:matheus santos ferreira n.33

serie:7.d

Anônimo disse...

Eu conheço outra história de amor.EROS e PSIQUÉ... Daniel e Patrick 7:D

Anônimo disse...

axei essa história muito interessante.
Carla e Jessica 7ªD

Anônimo disse...

Eu coneço outra hitória de amor.EROS E PSIQUÉ uma história muito bonito veja no link abaixo a história http://palasathena2.blogspot.com.br/2008/04/eros-e-psiqu-uma-histria-de-amor.html. Daniel e Patrick 7:D

Anônimo disse...

Eu coneço outra hitória de amor.EROS E PSIQUÉ uma história muito bonito veja no link abaixo a história http://palasathena2.blogspot.com.br/2008/04/eros-e-psiqu-uma-histria-de-amor.html. Daniel e Patrick 7:D

Anônimo disse...

Orfeu, filho de Apolo e da ninfa Calíope, recebeu de seu pai uma lira como presente, e aprendeu a tocá-la com tal perfeição que nada podia resistir ao encanto de sua música. Não somente os seus semelhantes, mas também os animais abrandavam-se aos seus acordes e reuniam-se em torno dele, em transe, esquecendo sua ferocidade. As próprias árvores eram sensíveis ao som maravilhoso, e até as rochas perdiam algo de sua dureza, amaciadas pelas notas saídas do instrumento.

Anônimo disse...

Eu coneço outra hitória de amor.EROS E PSIQUÉ uma história muito bonito veja no link abaixo a história http://palasathena2.blogspot.com.br/2008/04/eros-e-psiqu-uma-histria-de-amor.html. Daniel e Patrick 7:D

Anônimo disse...

eu achei esse texto muito legal e muito inteesante e tanbem gostei da historia de Cupido e Psique


Larissa da silva matias 7ªd

Anônimo disse...

Eu coneço outra hitória de amor.EROS E PSIQUÉ uma história muito bonito veja no link abaixo a história http://palasathena2.blogspot.com.br/2008/04/eros-e-psiqu-uma-histria-de-amor.html. Daniel e Patrick 7:D

Anônimo disse...

essa historia de amor é muito bonita e enteressante, mais acaba tragicamente. Nós achamos também outra historia de amor chamada Édipo & Jocasta tambem acaba tragicamente .-.

Anônimo disse...

Eu coneço outra hitória de amor.EROS E PSIQUÉ uma história muito bonito veja no link abaixo a história http://palasathena2.blogspot.com.br/2008/04/eros-e-psiqu-uma-histria-de-amor.html. Daniel e Patrick 7:D

Anônimo disse...

eu achei muito legal porque a historia e uma lenda de amor de orfeu e euridice

Anônimo disse...

eu achei muito legal porque a historia e uma lenda de amor de orfeu e euridice

Anônimo disse...

eu achei muito legal porque a historia e uma lenda de amor de orfeu e euridice

Anônimo disse...

Muito legal e enteresante ,uma historia de amor quase proibida pelo destino.Eu conheçi uma linda historia tambem era = Píramo e Tisbe, a paixão que deu cor às amoras
Danieli Amanda 7ºD

Anônimo disse...

Euu Acheii Essa Historia Muito Legal e interessante e também gostei da historia EROS E PSIQUÉ - UMA HISTÓRIA DE AMO.





Carla Stefani e Jessica Horaguti
7ªD

Anônimo disse...

eu achei muito legal por que e uma histori de amor de orfeu e eurides

mikaelly rodrigues de souza euu sou da

Anônimo disse...

por que a Penúria não foi a festa dos dezes ela na eera uma deza?e por que ela so apareceu no fim da festa quando não tinha mais niguem la.
Maik oleveira rocha 4tb

Anônimo disse...

uma historia de amoor muito triste mais eu amei essa historia

Anônimo disse...

uma historia d amor d orfeu e orisdes q por causa d amor q nassce por eles sao levado amor . eurisde e levado para o ades e la tinha q viver mas orfeu vai ate para salva sua amada mas acontese um acordo entre eles q ele nao poderia olha para atraz e so poderia ver sua ama quando chegasse na sua suerperfisse mas ele nao alguenta e olha para traz e ai asim sua amada e e levada d novo e ele fica muito triste......
edson miguel da silva 4tb

Anônimo disse...

Eu fiquei emocionado da ler a historia quase chorei LINDO

NICHOLAS HENRIQUE 4TB

Anônimo disse...

é uma historia linda e ao mesmo tempo tragica. Mas como em todas as historias tragicas, não teve um final feliz.

Renan M 4tB

Anônimo disse...

Piramo Tisbe Essa é uma historia legal qui nem essa Orfeu e Euridice
tipo tem um casal que se amava muito queriam se casar mas o pais o proibiram ate de se ver

Anônimo disse...

Essa é a minha história de amor!
Nos conhecemos quando eu tinha apenas 14 anos e ele 15. Não posso dizer que foi amor a primeira vista, mas eu sei que algo de especial aconteceu no momento em que o vi pela primeira vez. Ele não era uma pessoa de muitos amigos e as minhas amigas não gostavam muito dele para dizer a verdade, mas eu me apaixonei por aquele menino teimoso e briguento que eu achava tão lindo.
Foi difícil conquistá-lo, pois logo depois que nos conhecemos ele começou a namorar uma outra garota e eu tinha que ver os dois juntos e fingir uma felicidade que eu estava longe de sentir para que ele não percebesse os meus sentimentos e se afastasse de mim.
Logo, o namoro não deu certo e eu tive a chance de amar e de me deixar amar pelo homem que eu queria para mim.
Não se pode colocar em palavras a alegria que me invadiu quando ele finalmente me pediu em namoro. Éramos jovens e despreocupados, vivendo toda a magia e sedução do primeiro amor. Ele era romântico, carinhoso, desses que trazem flores, ou sempre surpreende com um carinho ou um beijo roubado.
Porém esta felicidade que partilhávamos se viu ameaçada quando a minha família se declarou contra o nosso namoro. Não me deixei intimidar, eu queria a ele somente, e quanto mais sofríamos represarias mais nos uníamos, mais o nosso amor se fortalecia.
Às vezes eu percebia que meus pais estavam tristes comigo e ficava triste também, mas eu o amava, como poderia deixá-lo?
Às vezes brigávamos e nos separávamos por um tempo, mas não conseguíamos ficar muito tempo longe um do outro, e com toda esta dificuldade os anos foram se passando.
Depois de três anos que havíamos nos conhecido, num dia 12 de junho, dia dos namorados, nós participamos de um sarau e representamos uma peça contando a nossa historia, que com todas as dificuldades nós continuávamos juntos e no final ele declamou comigo o Soneto de fidelidade de Vinícius de Moraes e disse que me amava...Ali naquele palco com centenas de pessoas nos assistindo...Eu chorei ao olhar p ele e dizer que também o amava muito. Foi o dia mais feliz e marcante que me recordo, mas toda esta felicidade estava chegando ao fim.
Um dia discutindo como um casal qualquer, nem me lembro do motivo, ele me confessou que já havia me traído.
O meu mundo desabou e toda a minha luta p ficarmos juntos de repente não tinha mais sentido para mim. Tudo o que eu vivera com ele parecia de repente uma grande mentira. Eu ainda tentei perdoar e continuar com o nosso namoro, mas a única coisa que fiz foi adiar o inevitável...O fim.
Eu perdi bruscamente não só o Homem que eu amava, mas meu único amigo de verdade, a pessoa que eu mais confiava, por quem eu lutei para ter o direito de amar. Quase não agüentei a tristeza...E para completar, depois de cinco meses ele foi estudar em outro país e eu nem tive a chance de olhar em seus olhos mais uma vez e dizer que eu sempre o amaria.
Faz três anos que ele foi embora. Eu continuei a minha vida como pude. Juntei os pedaços do meu coração e formei novos sonhos pra mim.
Sei que preciso deixar o que aconteceu no passado, mas não posso ficar sem noticias dele e por isso ainda mantemos contato. Ainda hoje o meu coração chama por ele, mas eu sei que nada mais é possível entre nós...Sei que este amor precisa morrer, mas eu não tenho forças para matá-lo...As lembranças são o meu maior tesouro deste que hoje é apenas... Um amor para recordar!
NOME:Jaqueline Dos Santos Nº14 e
Roberta De Sousa Nº29

Anônimo disse...

Eu Achei Essa Historia Muito Legal e interessante e tanbem gostei da historia Cupido e Psique






roberval 7A 17/10/2012

Anônimo disse...

Eu gostei da historia porque ela conta , duas pessoas que são feliz por causa do amor que existe entre eles .
Richard Blumer Bezerra õ/ , 7ª Serie A , nº28 .

Anônimo disse...

PIRAMO E TISBE essa historia tambem é muito bonita qui nem ORFEU E EURIDICE Tipo tinha um casal que se amava muito mas os pais o proibiram de se casar é muito emocionante é legal



Higor 7°a e Welyjonata 7°a

Anônimo disse...

Eu gostei muito da historia, ela conta que alma só pode ser feliz quando transformada pelo amor. Uma Otima Historia de Amor,

Guilherme Cardoso e Igor dos Santos \õ/ 7ªA

Anônimo disse...

Gostei muito da historia do AFRODITE muito ­▲

Anônimo disse...

eu adorei essa historia pq nao devemos deixar de lutar pelo nosso amor temos q ir até o fim e ele foi nao desistiu

Beatriz e Milena 7A

Anônimo disse...

Esse texto é muito interessante ele fala de duas pessoas que por causa do amor deles eles ficam juntos.



Kauam e Gabriel Cavalcante 7ªB

Anônimo disse...

Eu conheço uma historia de piramo e tibis a historia deles e linda os pais proibiram de se vê....







millena dos santos coredeiro 7ºb

Anônimo disse...

Píramo e Tisbe, ele o mais belo dos jovens e ela a mais bela virgem de todo o Oriente, viviam na Babilônia, a cidade da rainha Semíramis, em casas tão próximas que apenas uma parede comum as separava. Crescendo assim, lado a lado, aprenderam a amar-se mutuamente. Queriam muito casar-se, mas não havia como vencer a proibição dos pais. O amor, porém, não pode ser proibido. Quanto mais se cobre a chama, mais forte ficam as labaredas. Além disso, o amor sempre acaba encontrando suas soluções. Não era possível manter separados esses dois jovens cujos corações explodiam de amor.


Andre Luis Zanetti 7ºB

Anônimo disse...

muto interessasnte esta historia da mitologica muito bem citada como sempre mais mitologia grega.

PIRÂMO E TISBE

Esses jovens moravam em casas vizinhas, separadas por uma parede. Nessa parede havia uma fresta onde os apaixonados trocavam palavras de amor. Em certo dia, se encontraram a noite e decidiram que a única alternativa que tinham para ficar juntos era fugir de suas casas e então combinaram de se encontrar no túmulo de Nino, fora dos limites da cidade, ao pé de uma amoreira branca e próxima a uma fonte refrescante

Davi e Jonatas

Anônimo disse...

PIRAMO E TISBE


Esses jovens moravam em casas vizinhas, separadas por uma parede. Nessa parede havia uma fresta onde os apaixonados trocavam palavras de amor. Em certo dia, se encontraram a noite e decidiram que a única alternativa que tinham para ficar juntos era fugir de suas casas e então combinaram de se encontrar no túmulo de Nino, fora dos limites da cidade, ao pé de uma amoreira branca e próxima a uma fonte refrescante.

Anônimo disse...

Historia : Piramo & Tisbe
Esses jovens moravam em casas vizinhas, separadas por uma parede. Nessa parede havia uma fresta onde os apaixonados trocavam palavras de amor.
Decidiram então fugir de casa. combinaram de se encontrar no túmulo de Nino, fora dos limites da cidade, ao pé de uma amoreira branca e próxima a uma fonte refrescante.
Tisbe avistou uma leoa com,a boca ensangüentada tisbe saiu correndo,deixando cair seu veu, piramo chegou e viu o veu da amada,rasgado e com sangue ,deduziu que o animal tinha matado Tisbe,entao se matou , tisbe chegou ao local e viu o amado morto, entao decidiu morrer junto com o amado .....
Segundo a mitologia, foi por causa do sangue dos apaixonados que foi derramado aos pés da amoreira que os deuses se comoveram e decidiram dar a cor vermelha às amoras.


Nayara & Gabriela Ferreira 7 °B

Anônimo disse...

Cupido e Psique


Psique era uma jovem tão linda que Vênus passou a ter ciúmes dela. A deusa deu ordens a Cupido para induzir Psique a apaixonar-se por alguma criatura de má aparência, porém o próprio Cupido tornou-se seu amante. Cupido a pôs num palácio, mas somente a visitava na escuridão e a proibiu de tentar vê-lo. Movidas pelo ciúme as irmãs de Psique disseram-lhe que ele era um monstro e iria devorá-la.

Anônimo disse...

eu gostei de historia de eros e de psiqui e o Eros, como todo herói, não foge à sua sina; sempre traz consigo uma alma apaixonada.

Marcos e Humberto 7ªb

Anônimo disse...

Cupido e Psique


Psique era uma jovem tão linda que Vênus passou a ter ciúmes dela. A deusa deu ordens a Cupido para induzir Psique a apaixonar-se por alguma criatura de má aparência, porém o próprio Cupido tornou-se seu amante. Cupido a pôs num palácio, mas somente a visitava na escuridão e a proibiu de tentar vê-lo. Movidas pelo ciúme as irmãs de Psique disseram-lhe que ele era um monstro e iria devorá-la.



Kauam e Gabriel Cavalcante 7ªB

Anônimo disse...

eu gostei de historia de eros e de psiqui e o Eros, como todo herói, não foge à sua sina; sempre traz consigo uma alma apaixonada.

Marcos e Humberto 7ªb

Anônimo disse...

Eros, como todo herói, não foge à sua sina; sempre traz consigo uma alma apaixonada.

Marcos e humderto 7ªb

Anônimo disse...

eu gostei dessa histori por que devemos munca desistir do nosso amor


nome mayara e lays
turma 6ºb

Anônimo disse...

muito legal e interessante,para quem gosta, deve ter adora do so que eu
nao sou muito fã.

natalia 6B

Anônimo disse...

BOM EU ACHEI BEM INTERESSANTE PENURIA FOI DE PENETRA NA FESTA E AINDA FICOU COM POROS E TEVE UM FILHO CHAMADO EROS
QUE É O CUPIDO .

NOME:VANESSA e JULIANI
TURMA:6B

Anônimo disse...

gostei muito é muito legal pena que eu nao sou muito fã mais pra quem gosta é legal!

vitoria e geovana 6°C

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

DENILSON MUITO LINDO

Cuide muito bem de seu filho!

Cuide muito bem de seu filho!
Saiba sempre com quem ele anda.